Nome original do filme: Scream
| Suspense, Terror
Sinopse: Um ano após o assassinato de sua mãe, uma adolescente é aterrorizada por um novo assassino que a escolheu como alvo e usa filmes de terror como parte de seu jogo mortal.
4,3 



Ainda sem avaliação. Você já assistiu? Avalie aqui!
Onde assistir: Prime Video (pago), Apple TV (pago), Mercado Play, Paramount+
Data de lançamento (Brasil): 31 de janeiro de 1997
Classificação Indicativa:
Diretor: Wes Craven
Roteirista: Kevin Williamson
Produtores:
País de Produção: Estados Unidos
Companhia produtoras: Dimension Films, Woods Entertainment
"Pânico" revitalizou o gênero de terror, que estava em declínio na década de 90. O filme foi inovador ao combinar terror com elementos de metanarrativa e auto-referência, onde os personagens conheciam as regras dos filmes de terror e as discutiam abertamente.
A cena de abertura com Drew Barrymore é uma das mais icônicas do cinema de terror. Originalmente, Barrymore foi escalada para o papel principal de Sidney Prescott, mas ela sugeriu interpretar a personagem Casey Becker, acreditando que sua morte chocante no início do filme aumentaria a imprevisibilidade.
Kevin Williamson se inspirou em parte em um caso real de assassinato, o caso de Gainesville Ripper, para criar o roteiro de "Pânico".
A máscara do assassino, Ghostface, tornou-se um ícone cultural. A máscara foi baseada em uma pintura de Edvard Munch chamada "O Grito" e foi encontrada por acaso pela equipe de produção em uma casa durante a busca por locações.
Influência no Gênero de Terror: "Pânico" revitalizou o gênero de terror, que estava em declínio na década de 90. O filme foi inovador ao combinar terror com elementos de metanarrativa e auto-referência, onde os personagens conheciam as regras dos filmes de terror e as discutiam abertamente.
Abertura Icônica: A cena de abertura com Drew Barrymore é uma das mais icônicas do cinema de terror. Originalmente, Barrymore foi escalada para o papel principal de Sidney Prescott, mas ela sugeriu interpretar a personagem Casey Becker, acreditando que sua morte chocante no início do filme aumentaria a imprevisibilidade.
Inspiração em Casos Reais: Kevin Williamson se inspirou em parte em um caso real de assassinato, o caso de Gainesville Ripper, para criar o roteiro de "Pânico".
Máscara do Ghostface: A máscara do assassino, Ghostface, tornou-se um ícone cultural. A máscara foi baseada em uma pintura de Edvard Munch chamada "O Grito" e foi encontrada por acaso pela equipe de produção em uma casa durante a busca por locações.
Recepção Crítica e Comercial: "Pânico" foi um grande sucesso comercial, arrecadando mais de $173 milhões mundialmente com um orçamento de apenas $15 milhões. Ele também recebeu críticas positivas e é frequentemente creditado por revitalizar o gênero slasher.
Trilha Sonora: A trilha sonora do filme, composta por Marco Beltrami, foi elogiada por seu uso inovador de música para aumentar a tensão e o suspense.
Impacto na Cultura Pop: "Pânico" gerou várias sequências, uma série de televisão e influenciou inúmeros outros filmes de terror que seguiram seu estilo e abordagem.
Detalhe das avaliações técnicas:
1
2
0
0
0
0 Detalhe das avaliações pessoais:
Sem avaliação ainda para este filme.Críticas e comentários:
De: Pedro Guedes, 20 de dezembro de 2025, 00h00 - Confira a crítica completa no site Depois do Cinema
Aliás, brincar com nossas expectativas é justamente aquilo que tornou Pânico tão influente e que elevou o roteirista (estreante) Kevin Williamson ao status de celebridade na época, não sendo à toa que, em todo projeto no qual tocou nos anos seguintes, seu nome tenha tido destaque no pôster.
4,0
0
0
De: Leonardo Campos, 6 de abril de 2015, 00h00 - Confira a crítica completa no site Plano Crítico
Tributário do já clássico Halloween, Pânico revitalizou o gênero em 1996, assim como o equilibrado suspense que nos revelou o psicopata Michael Myers o fez em 1978.
5,0
0
0
De: Pablo Villaça, 28 de fevereiro de 1998, 00h00 - Confira a crítica completa no site Cinema Em Cena
A maior virtude de Pânico é a auto-ironia. O filme não se leva a sério, e não quer que o levemos, tampouco.
4,0
0
0
Diretor: Wes Craven
Elenco: Jada Pinkett Smith, Omar Epps, Paulette Patterson, Rasila Schroeder, Heather Graham, Roger Jackson, Peter Deming, Molly Gross, Rebecca McFarland, Neve Campbell




Diretor: Wes Craven
Elenco: Liev Schreiber, Beth Toussaint, Roger Jackson, Kelly Rutherford, Neve Campbell, Courteney Cox, Julie Janney, Richmond Arquette, Patrick Dempsey, Lynn McRee




Diretor: Wes Craven
Elenco: Lucy Hale, Roger Jackson, Shenae Grimes-Beech, Dane Farwell, Anna Paquin, Kristen Bell, Aimee Teegarden, Britt Robertson, Neve Campbell, Alison Brie




Diretor: Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett
Elenco: Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette, Melissa Barrera, Jack Quaid, Mikey Madison, Jenna Ortega, Dylan Minnette, Jasmin Savoy Brown, Mason Gooding




Diretor: Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett
Elenco: Courteney Cox, Melissa Barrera, Jenna Ortega, Jasmin Savoy Brown, Mason Gooding, Skeet Ulrich, Roger Jackson, Dermot Mulroney, Jack Champion, Josh Segarra




Diretor: Kevin Williamson
Elenco: Neve Campbell, Courteney Cox, Isabel May, Jasmin Savoy Brown, Mason Gooding, Anna Camp, Joel McHale, Mckenna Grace, Michelle Randolph, Jimmy Tatro